Quod erat demonstrandum
- Paulo Ferreira
- 21 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Q.E.D., ou em português C.Q.D., abreviatura de “como se queria demonstrar”, é uma expressão que se aplica no final de uma demonstração matemática, e define, em parte, a função do documentalista. Encontrar fotografias que para além dos atributos estético e ilustrativo, revelem (leia-se provem) o que está (d)escrito no texto.
Mais uma vez, é nas disciplinas de Ciências que é recorrente procurar a tal imagem que vale mil palavras. Um dos primeiros passos que dou antes de entrar no labirinto intricado que são os sites de empresas, fundações, universidades e por aí fora, é explorar o acervo da Science Photo Library (SPL).

Este banco de imagens especializado em várias áreas da Ciência; biologia, medicina, química, geografia, etc., além de extenso, tem a mais valia da orientação educacional. Os seus administradores conhecem de perto as necessidades dos documentalistas, das editoras (sobretudo de manuais escolares e materiais pedagógicos), de professores, em suma, de quem trabalha na área da educação.
Um dos exemplos que me vem à memória foram as fotografias das chamas do magnésio e do cálcio, usadas num manual de Física e Química para o 9.º ano. É quase caso para dizer que só o SPL teria estas imagens em stock.

A pesquisa neste banco é feita exclusivamente em inglês, isto para os nomes comuns. Fora disso, é possível realizar buscas pelo nome científico. É uma achega, mas neste campo, tenho encontrado algumas falhas, como a de espécies animais e plantas catalogados apenas com o nome comum, em inglês.
Por enquanto, a SPL disponibiliza fotografias, de direitos livres e controlados, ilustrações e vídeos. Imagino que daqui a uns tempos, alargue a oferta para sons, já que a produção de filmes e material multimédia passa por esse serviço.

O catálogo da SPL é disponibilizado em Portugal pela Fotobanco, que para além deste banco de imagens ainda representa outras agências de excelência como a Magnum, Bridgeman Art Library e a AKG Images.
Comments