top of page

Em casa de ferreiro...

  • Foto do escritor: Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira
  • 11 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Nos últimos 10 anos assisti ao nascimento, fusão e extinção de muitos bancos de imagens. Gigantes multinacionais como a Corbis e agências portuguesas como a Casa da Imagem e a VMI, parceiros profissionais de longa data, desapareceram enquanto a Getty Images medrava. Sinais dos tempos, poderão dizer alguns, mas o único cenário que pouco se tem alterado ao longo dos anos é a oferta de imagens de Portugal.

Agências especializadas em imagens royalty free de baixo custo como a iStockphoto, Thinkstock e Dreamstime têm contribuído para o aumento do acervo, mas esse incremento nota-se mais na quantidade do que na variedade. Por exemplo, se há meia dúzia de anos tínhamos 100 fotografias do elétrico 28 em Lisboa, atualmente esse valor disparou para 2000! Em contrapartida, se procurarmos por imagens de Pitões das Júnias cai o Carmo e a Trindade porque a oferta é praticamente nula.

Praticamente... mas não de todo porque uma agência irredutível continua a brindar-nos com as suas fotografias únicas de Portugal, trata-se de Maurício de Abreu – Imagens de Portugal, cujo catálogo ultrapassa o típico “bilhete postal”. Algumas das suas imagens que usei em manuais escolares retratam cheias no Ribatejo, o Caldeirão da Ilha do Corvo, a aldeia de Castelo Mendo, a praia do Moledo, a pesca da sardinha, entre outras situações e locais menos vulgares.

Tal como consta na sua apresentação, Maurício Abreu, engenheiro eletrotécnico de formação, desde 1983 que se dedica exclusivamente à fotografia, tendo desenvolvido diversos trabalhos como fotógrafo, produtor e editor. Em 1997 foi-lhe atribuída a Medalha de Honra de Cultura da Cidade de Setúbal, onde reside, e em 2009 foi eleito QEP (Qualified European Photographer) pela Federação dos Fotográfos Profissionais Europeus.

Maurício Abreu também está representado na Getty Images e na Fotobanco, mas quando preciso dos seus serviços, vou diretamente à fonte, ao seu site.

Comentarios


 o MANIFESTo do documentalista: 

 

Um site em jeito de blogue sobre pesquisa iconográfica, manuais escolares, fotografia e algumas paixões... PIM!

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2017 por O Documentalista. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page