Abalos telúricos
- Paulo Ferreira
- 18 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
O recente sismo de magnitude 4,9 sentido em Arraiolos, o maior terramoto em solo português nos últimos 20 anos, serve de pretexto para recuperar um trabalho anterior sobre esta matéria.
Trata-se da obra Enciclopédia do Estudante, que a Santillana-Constância editou e adaptou para o jornal Público em 2008. Esta coleção divide-se em 15 volumes, abarcando disciplinas tão distintas como a Ecologia, Geografia Geral, Literatura Universal, História de Portugal, entre outras áreas de interesse conforme o (então) programa escolar do 7.º ao 12.º ano.

Há dez anos, o lançamento de uma enciclopédia em papel, ainda que com apenas 15 tomos, foi uma ideia no limiar da sua época. Enciclopédias em papel são uma espécie em extinção, pelo que o mesmo projeto hoje seria algo anacrónico, no entanto, o conteúdo desta obra, que soma mais de cinco mil páginas, adaptado a uma plataforma digital seria uma mais valia para a editora.
O primeiro volume da coleção, Ciências da Terra e do Universo, tem um bloco dedicado à atividade interna da Terra, onde se estudam os sismo, a intensidade e a magnitude dos mesmos, a origem do primeiro sismógrafo, ondas sísmicas, tsunamis, terramotos mais importantes, etc.

Para saber mais sobre o terramoto de 1755 é preciso avançar até ao último tomo, subordinado à História de Portugal, e consultar o bloco dedicado ao governo do marquês de Pombal.
A maioria das imagens históricas, tanto as que são fornecidas por agências e instituições públicas, como as que se encontram gratuitamente (por estar em domínio público) na Internet necessitaram de alguns retoques e limpezas, mas nada demasiado profundo para não comprometer o documento original.
Por último e a título de curiosidade e entretenimento, há um videojogo bastante conhecido, Assassin’s Creed: Rogue, que contém um desafio cujo objetivo consiste em sair de Lisboa enquanto a cidade é sacudida violentamente pelo terramoto de 1755. A sequência animada desta fuga pode ser vista aqui.
Comments