Património em exposição
- Paulo Ferreira
- 26 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Nem só de manuais escolares se faz a labuta de um documentalista de compêndios. Além da já mencionada Enciclopédia do Estudante, editada para o jornal Público em 2008, mais recentemente e com uma periodicidade regular, a Santillana também concebe exposições (itinerantes) para escolas.
Uma destas mostras (com intervenção minha) que está em tourneé pelo país intitula-se O Património: Dar um futuro ao passado, e trata-se de um plano focado na educação patrimonial.

Este projeto divide-se em três elementos: A exposição itinerante que é composta por 15 painéis portáteis que apresentam as diversas tipologias do património. Itinerários pedagógicos, que se traduz em visitas a instituições ou locais representativos dos diversos tipos de património. Por último, o Guia do Professor é um roteiro que inclui propostas de atividades e visitas de estudo para que os professores possam trabalhar o tema do património com os seus alunos.
As 72 páginas deste guia reúnem a maior parte da pesquisa iconográfica e o tratamento fotográfico que realizei para este projeto, que compreende matérias tão diversificadas como a gastronomia, música, agricultura, energia, arqueologia, etc. Para os painéis, foram escolhidas apenas três a quatro fotografias por tema, uma vez que as imagens em destaque são ilustrações/infografias.
É frequente recorrer ao meu álbum/arquivo de fotografias para ilustrar situações nos manuais - aliás, quando faço caminhadas ou passeios, tenho essa ideia presente – e este trabalho não foi exceção. Utilizei fotografias minhas tiradas no Parque Natural de Montesinho, nas festas da N. Sra. Da Agonia, em Viana do Castelo, a chaminé de uma antiga fábrica, as fisgas do Ermelo, o Carnaval em Podence e em Lazarim, entre outros registos.

Comments